Voltar
14 set 2021

GRANDE RESERVA Vinho Tinto de Excepção

Na senda de um trabalho rumo à criação de grandes e emblemáticos vinhos, as Caves São Domingos apresentaram em estreia uma nova referência do segmento premium. O São Domingos Grande Reserva tinto 2017, teve a sua apresentação à imprensa no passado dia 14 de Setembro, no renovado espaço do histórico restaurante lisboeta "Solar dos Presuntos".

Elaborado a partir das castas Baga, Merlot e Touriga Nacional, o Grande Reserva pretende marcar um perfil de vinhos oriundos de terroirs de excepção da Bairrada, privilegiando as vinhas que conferem as características mais típicas da região aos vinhos, nomeadamente, a frescura e a acidez, factores que contribuem para a criação de néctares longevos.

Nascido no coração da Bairrada, em vinhas situadas em Óis do Bairro, de solos maioritariamente franco-argilosos, o vinho expressa o cuidado com a matéria-prima que as Caves São Domingos imprimem no seu trabalho. Todo o ciclo vegetativo é objecto de acompanhamento em modo de produção integrada, o que garante uma produção de elevada qualidade.

A vindima faz-se com colheita manual para caixas de 20 quilos no momento ideal de maturação de cada uma das castas, seguindo um rigoroso processo de escolha antes do desengace e prensagem. A fermentação ocorre em cubas de inox a temperatura controlada, seguindo-se um estágio de 18 meses em barricas novas de carvalho francês e americano, finalizando com um longo estágio em garrafa antes de ser comercializado.

Na prova, o Grande Reserva revela intensidade de cor, com um nariz intenso onde predomina a boa fruta vermelha madura, as notas balsâmicas e de folha de tabaco, apontamentos fumados e chocolate negro. Na boca surpreende pela intensidade da frescura, acidez viva, tanino sedoso a revelar todo o cuidado do estágio em barrica, terminando longo, envolvente e marcante.

Foram produzidas 5.192 garrafas (75cl.) e 470 em formato Magnum.

Partilhe esta notícia
Voltar para a listagem